Prefeitura Municipal realiza reunião com fornecedores de produtos de origem animal sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou reunião sobre o funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) com produtores rurais e fornecedores de produtos de origem animal do município.
O objetivo da reunião foi apresentar a Lei que criou o SIM, os seus objetivos, finalidade, equipe, estrutura, normas e regulamentos. A reunião ocorreu no dia 01 de Junho de 2023, às 19:00 horas no Auditório Nádia Maria Violin Tosti da Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos.
A reunião envolveu dezenas de produtores e fornecedores de Carne de Bovinos, Suínos, Aves, Leite, Pescado e Mel e derivados do comércio municipal. Também estiveram presentes o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário Municipal Vagner Meira Teixeira, o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal e Médico Veterinário Lucas Alexandre Vila Donadel, o Agente de Inspeção Sanitária Felipe Crispim dos Reis, a coordenado do CONSIM (Sistema Inspeção Municipal Consorciado) Carolina Ferrari Martins Rodrigues.
O Prefeito Jamis Silva afirma que o objetivo do SIM é realizar os serviços de inspeção e fiscalização sanitária fornecedores de produtos alimentícios de origem animal, in natura e industrializados, e assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal comercializados no Município.
Segundo Vagner Meira, comenta que o funcionamento do SIM, irá garantir a saúde e segurança alimentar dos consumidores de alimentos de origem animais, controlar zoonoses transmitidas pelos alimentos, estimular a criação e formalização de agroindústrias e certificar a qualidade higiênico sanitária dos produtos comercializados.
Na reunião, foi divulgado que a equipe do SIM, quando solicitados pelos interessados, irá realizar visitas de recomendações técnicas a fornecedores nos estabelecimentos de abate e ou de unidades de processamento de produtos de origem animal instalados no município, de forma a auxiliar a regularização dos mesmos, até garantir o fornecimento do selo oficial do SIM, que permitirá que possam comercializar seus produtos legalmente no âmbito do município, sejam, em venda direta e ou na rede de varejo e atacado.
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é um órgão municipal oficial responsável pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, criado pela Lei nº 1.614, de 25/02/2016, e alterado pela Lei nº 1.947, de 22/03/2023. O órgão compõe a estrutura administrativa da SEFAICO. O SIM fiscalizará produtos como Carnes, Leite, Ovos, Mel, Pescado e Derivados.
Também, estiveram presentes na reunião, a presidente da AMPAFAD Marilene dos Reis Alves, o presidente da COOPERMARCOS Claudinei Alves dos Santos, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Andria Mara da Silva e a presidente da Associação Feira Livre, Regina Aparecida Hernandes.